apostila pascal
II. LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM PASCAL
Leitura:
“Engenharia de Software” - Roger S. Pressman
Cap 16 - “Linguagens de Programação e Codificação” (exceto 16.2)
“Introdução à Programação com Pascal”- Sérgio E. R. Carvalho
“Informatica – Novas Aplicacoes com Microcomputadores”- Antonio Meirelles
(pag. 72 a 79)
4. As Linguagens de Programação
A linguagem de programação é o meio pelo qual podemos indicar os “passos” que devem ser realizados pelo computador para resolver problemas. Utilizando as linguagens de programação, colocamos algoritmos numa forma que o computador possa interpretá-los, ou seja, na forma de programas computacionais.
Para que o computador execute o algoritmo proposto, as operações devem ser transcritas para uma linguagem que a máquina consiga compreender. Na realidade, os computadores só podem executar algoritmos expressos em linguagem de máquina que constitui-se de um conjunto de instruções capazes de ativar diretamente os dispositivos eletrônicos do computador. Características da Linguagem de Máquina:
•
•
•
diferente para cada tipo de computador, dependendo de sua arquitetura; extremamente rudimentar, onde até as operações mais simples têm que ser expressas em termos de registros, acumuladores e outros dispositivos de máquina; totalmente expressa em forma numérica - sistema de numeração binário (0s e 1s) ou hexadecimal. Consequentemente, é uma linguagem de difícil aprendizado e pouco expressiva para as pessoas. Para tornar a atividade de programação mais acessível, foram desenvolvidas outras linguagens, denominadas de “Linguagens de Programação”, que funcionam como uma forma alternativa de se comunicar com o computador.
Como Funcionam as Linguagens de Programação?
As linguagens de programação são compostas por um grupo de elementos e regras que permitem a construção das instruções utilizadas para resolver os problemas computacionais.
Com elas construímos