APOSTILA PASCAL
BRUNA DE MORAES SANTOS
LARISSA MORGANA BEZERRA DA SILVA
RENATA HELENA CONCEIÇÃO PAIXAO
SHIRLEY WILLIANNE DA SILVA DE OLIVEIRA
Blaise Pascal
CARUARU
2015
Blaise Pascal, um matemático brilhante,filósofo e pesquisador.
Blaise Pascal
Pascal (1623-1662) defendia a idéia de uma liberdade originada perfeita, interrompida pelo pecado e corrupção humana, que produziu um homem separado de si mesmo e dotado de uma liberdade restrita, impregnada de limites.
Inicialmente, a imagem de Deus estava no próprio homem, mas foi desprezada e uma das primeiras ações livres dos seres humanos. A partir do pecado, o homem vive uma inquietação que, em lugar de transcendê-lo, como argumentou Kierkegaard, transtornou-o e fê-lo rodeado de uma liberdade dada que tem conduzido para a degeneração e maldade.
Neste mundo secularizado, Segundo Pascal, é necessário lembra daquela grandeza perdida, relacionando-a com a consciência da miséria que livremente o ser humano adotou, pois nenhuma ação humana ocorre fora dessa terrível condição.
Filósofo francês
Biografia de Blaise Pascal:
Blaise Pascal (1623-1662) foi um físico, matemático, filósofo e teólogo francês.
Pascal teve uma boa educação, baseada em sólidos princípios morais, concomitante ao ensino da história e filosofia. Órfão de mãe desde cedo, teve a sua educação aos cuidados do pai. Prodígio, aos 11 anos escreveu um tratado sobre os sons, baseado nas suas experiências. Aos 17, inventou a “máquina aritmética”, que evoluiria para a máquina de calcular.
Sua trajetória na ciência se deu, em boa parte, nos estudos do cálculo e das ciências. Ampliou a teoria de Torricelli sobre a pressão atmosférica, criou ramos da matemática como a geometria projetiva e a teoria probabilística e desenvolveu estudos sobre o cálculo infinitesimal. Aos 30 anos, Pascal passou a se interessar por questões religiosas, principalmente ligadas aos milagres, depois da cura