Apostila origin
IFGW, Unicamp
20 de março de 2006
Resumo
Este guia visa apresentar conceitos básicos para utilização do software Origin R que são úteis para as disciplinas de laboratório de F329 do Instituto de Física da Unicamp.
1
Inicialização
A inicialização do Origin R segue os padrões do Windows (clique no ícone executável ou atalho correspondente). Porém como nos laboratórios de ensino de informática (LEI - IFGW) o software é disponibilizado em rede ele apresenta um pequeno defeito.
Enquanto está sendo inicializado, o usuário não deve abrir outro programa. Pois se isso for feito o Origin R travará antes da inicialização deixando um botão em branco na barra inferior. Portanto ao iniciar o Origin R espere até ele ser totalmente inicializado.
2
2.1
2.1.1
Manipulação de Colunas
Origin R
Nomeando as colunas
Ao abrir o Origin R uma das janelas que podemos encontrar é uma tabela, onde serão colocados os dados. Esta tabela não só será a base para a plotagem do gráfico mas também nos permite a análise dos dados. Para se adicionar novas colunas a esta tabela selecione Column => Add new Column, ou se preferir o atalho de clicar com o botão direito fora da tabela.
1
Figura 1: Tela inicial
Para a manipulação dos dados da coluna pode-se dar um duplo click no título da coluna e uma janela de opções, denominada Worksheet column format (Figura 2) deve aparecer. Dentre estas opções a temos:
Figura 2: Worksheet column format
1 Column Name: é o nome da coluna, recomendo não alterar o valor dado. Ver o Item 4.
2 Options: varia de acordo com o valor do Display
A Plot designation: determina se os valores da coluna: a b c d e são referentes ao eixo x, y, z (opções X, Y e Z respectivamente) são referentes aos erros da medida em x, y (opções erroX e erroY respectivamente) é um texto (text), só aceita display texto. é um label, que é o nome do ponto x, y de mesma