APOSTILA Lazer
Desenvolver conteúdos teóricos/práticos de lazer e recreação.
Oferecer subsídios para que professores e alunos possam desenvolver atividades divertidas e educativas com os freqüentadores das instituições.
1. CONCEITOS DE RECREAÇÃO
É um conceito importante, mas não há um consenso entre os autores do que seja recreação. A palavra vem do latim recreare, que significa recriar, renovar e muitas vezes ela se confunde com o de lazer ou de atividade de lazer. Segue exemplos de autores brasileiros e seus respectivos conceitos de Recreação:
“Conjunto de atividades culturais de participação voluntária, cuja adesão do indivíduo pode estar delimitada pela idade, sexo, traços culturais (...), sendo estas caracterizadas pelo comportamento lúdico” (PRADO, 1988, p.12).
“Compreende todas as atividades espontâneas, prazerosas e criadoras, que o indivíduo busca para melhor ocupar seu tempo livre. Deve principalmente atender aos interesses das diversas faixas etárias e dar liberdade de escolha para que o prazer seja gerado”. (GUERRA, p.17, 1996).
Portanto, é importante perceber que uma atividade para ser recreativa considerada recreativa, é necessário que ela preencha algumas características resumidas abaixo:
Que elas sejam livremente escolhidas pelo participante (a escolha é pessoal), é necessário estar disposto a participar, ter motivação para;
Que possuam gratuidade (diferente de gratuito – pode-se até pagar pela atividade), ou seja, ao participar das atividades a pessoa não pode visar a nenhum fim lucrativo ou utilitário, conseqüentemente,
Deve-se buscar somente o prazer nas atividades, é buscar o componente “lúdico” nas atividades.
2. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
PORQUE BRINCAR É IMPORTANTE? (Nylse Cunha, 2001)
Porque é bom, é gostoso e dá felicidade e ser feliz é estar mais predisposto a ser bondoso e a amar o próximo e a partilhar fraternalmente;
Porque brincando aprendemos a engajar nas atividades gratuitamente, pelo prazer de participar, sem visar