Apostila Lab Redes01

3591 palavras 15 páginas


PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS DE REDES DE COMPUTADORES

PROF. Marco Sussuarana

Introdução Teórica 1

Objetivos:

Entender e utilizar corretamente o comando PING e TRACERT

Ping
O Ping (Packet Internet Network Grouper algo como Procurador de Pacotes da Internet) é um comando que serve para testar a conectividade entre equipamentos de uma rede. Ele basicamente envia dados para esses aparelhos e fica aguardando as respostas. Se o equipamento responder, significa que está ativo.

O comando Ping (Packet Internet Groper) está presente na maioria dos sistemas operacionais atuais. Ele foi escrito por Michael John Muss em 1983, e além de ser usado para descobrir se um computador está ativo, também serve para medir o tempo de demora entre dois pontos de uma rede. O uso do comando em quase todos os sistemas operacionais consiste do nome Ping seguido do endereço ip (ou nome) do computador de destino.
Uma curiosidade sobre esse comando é que caso o sistema operacional da máquina de destino esteja com a configuração de TTL (Time to Live ou tempo de vida do pacote) padrão, é possível identificar qual sistema ele está usando. Se o TTL retornado for 255, o computador estará usando UNIX, se for 64, será um Linux e se for 128, a máquina de destino estará usando o Windows.
Usado inicialmente para diagnosticar problemas de conectividade na Internet, o Ping perdeu essa utilidade a partir de 2003, quando muitos provedores ativaram filtros para proteger os computadores de worms e outras pragas que utilizam requisições do comando para derrubar servidores. Por isso, antes de utilizá-lo, tenha a certeza se no caminho que leva a máquina de destino não existe nenhum roteador bloqueando o protocolo usado pelo Ping, mesmo em redes locais, onde ele ainda é muito utilizado por administradores de redes e alguns programas.

Trace Route (tracert)
Tracert é a abreviatura TCP/IP para trace route. O comando tracert usa datagramas IP e o protocolo ICMP para

Relacionados