APOSTILA GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS 1o BIMESTRE
2015
2
Análise de Custos
2015
PREÇO
O consumidor se desfaz de uma quantia monetária para satisfazer suas exigências, em contrapartida a empresa cede seu produto com objetivo de assegurar certo lucro ou retorno.
O preço é um elemento quantitativo que resume de forma numérica as estratégias de marketing que a empresa tentou seguir.
O preço é o único elemento de marketing gerador de receita, os outros geram despesas. Em outras palavras, o preço é a única forma de quantificar o mix de marketing. Os 4 P’s são: Produto,
Promoção, Ponto e Preço
De forma simplificado o preço é formado da seguinte forma:
Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda
DRE
A demonstração do Resultado do Exercício é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.
Segue modelo simplificado:
Receita Bruta (preço unitário x quantidade vendida)
(-) Devoluções
(-) Deduções
(-) Impostos
(=) Receita Líquida
(-) CMV (Custos das Mercadorias Vendidas) (custo unitário x quantidade vendida)
(=) Lucro Operacional Bruto
(-) Despesas Operacionais
*Despesas com Vendas
*Despesas Administrativas Gerais
*Resultado Financeiro
(=) Lucro Operacional
(-) Despesas não-operacionais
(=) Lucro antes do IR e CSLL
(-) IR e CSLL
(=) Lucro Líquido
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE CUSTOS
Para BRUNI & FAMÁ (2008, p.22) a contabilidade de custos nasceu após a Revolução Industrial com a necessidade de se ter maiores e mais precisas informações, que permitissem uma tomada de decisão correta. As operações passaram-se de comercialização das mercadorias para a transformação de matéria-prima em produtos. Neste processo de transformação da matéria-prima é
3
Análise de Custos
2015
mensurado os custos de fabricação ou produção, onde o produto final era resultante da agregação de diferentes materiais e esforços de produção.
Assim, a