Apostila formulas rm
As fórmulas são uma sequência de intruções ordenadas de forma lógica para a resolução de uma determinada tarefa ou problema. Para montar uma fórmula além de comandos e funções utilizamos também operadores aritméticos, relacionais e lógicos.
Os operadores aritméticos são usados para realizar operações matemáticas:
+ ( Adição
- ( Subtração
* ( Multiplicação
/ ( Divisão
Os operadores relacionais são usados para fazer comparações:
> ( Maior que
< ( Menor que
>= ( Maior ou Igual
= 60 ENTAO GRAVATAB(6,”CONCEITO”,”S”,”APROV”) SENAO GRAVATAB(6,”CONCEITO”,”S”,”REPRO”) FIMSE
3) DECL – Comando usado para declarar as variáveis que serão usadas na fórmula. Variáveis são endereços de memória destinados a armazenar informações temporariamente, por isso seu valor só pode ser utilizado dentro da fórmula.
Ex. DECL RESULT, A1; Criamos duas variáveis que poderão ser setadas com valores a serem trabalhados na fórmula. Não confundir as variáveis com os campos das tabelas, mesmo que tenham nomes iguais. No exemplo acima criamos a variável A1, que não é igual ao campo A1 da tabela emataluno. A variável só possui um valor depois que setado com o comando SETVAR (explicado abaixo) e esse valor só existe durante a execução da fórmula, não ficando guardado em nenhuma tabela do sistema.
FUNÇÕES DE FÓRMULA
Uma função é um instrumento que tem como objetivo retornar um valor ou uma informação. A chamada de uma função é feita através da citação do seu nome seguido de seu parâmetro (se for o caso) entre parênteses.
Funções comuns ao Ensino Superior e Ensino Básico:
CAMPOTAB
CAMPOTAB (CODIGO DA TABELA, CAMPO DA TABELA, TIPO DOS DADOS) Busca o valor do campo informado de uma tabela do registro selecionado.
Os códigos de tabelas válidos são:
6 – Tabela EMATALUNO
4 – Tabela EMATRICPL
5 – Tabela EALUNOTPR
O tipo de dados pode ser:
“S” – String (letra) –