Apostila Finanças e Controladoria
Goiânia (GO), junho de 2006.
2
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS PARA GERENTES
1. DIRETO AO PONTO
Todo negócio envolve três atividades financeiras principais que determinam o êxito ou fracasso da empresa e servem de base para a avaliação dos gerentes: Lucro - realização das metas de lucro, por meio da efetivação das vendas e do controle das despesas.
Fluxo de caixa - geração de caixa a partir do lucro e de outras fontes e aplicação de caixa nas melhores alternativas.
Saúde financeira - decisão sobre a estrutura financeira da entidade e controle da situação financeira assim como das condições de solvência do negócio.
A sobrevivência da empresa depende da obtenção de lucro, da geração de caixa e da preservação da liquidez.
A consecução desses objetivos financeiros depende do bom desempenho de todas as demais funções gerenciais. Os gerentes são pagos para desenvolver novos produtos e serviços, expandir mercados, aumentar a produtividade, antecipar mudanças, adaptar a empresa às novas tecnologias, desenvolver estratégias nítidas, contratar e motivar pessoas, exercer opções difíceis, resolver problemas, arbitrar conflitos de interesse entre os diferentes detentores de interesses da empresa (clientes que almejam preços mais baixos versus empregados que desejam salários mais altos, por exemplo). Ao mesmo tempo, no exercício dessas atribuições, os gerentes devem agir conforme a ética, observar as leis e os regulamentos, atuar com responsabilidade social e não causar danos ao meio ambiente - tudo isso sem perder de vista os objetivos finais de obtenção de lucro, geração de caixa e prevenção da insolvência.
VISÃO GERAL DO SISTEMA CONTÁBIL
As
informações
financeiras
fundamentais
de
uma
empresa
são
encontradas nas demonstrações financeiras. Esses relatórios são preparados a partir do banco de dados contábeis e dos registros das operações, que por sua vez dependem do sistema contábil. O banco