apostila diodo
1. Teoria Básica dos Semicondutores.
2. Diodo de Junção PN.
3. Complementos.
4. Diodos Especiais
5. Circuitos com Diodo.
6. Transistores.
1
Eletrônica Básica
1. Teoria Básica dos Semicondutores
1.1 Estrutura da matéria
A maioria das substâncias presentes na natureza é formada pela combinação de outras, isto é, são compostos. Um exemplo comum é a água, formada por hidrogênio e oxigênio, os quais individualmente apresentam propriedades bastante distintas do composto.
Entretanto, tanto o hidrogênio como o oxigênio não admitem decomposição em outras substâncias e, por isso, são chamados elementos. Existem cerca de 100 elementos conhecidos e todas as substâncias na natureza são combinações deles. E as substâncias diferem uma das outras pelas diferentes combinações de elementos, em seus tipos e/ou proporções.
Uma porção qualquer de um determinado elemento não pode ser subdividida indefinidamente. Há uma partícula elementar a qual, se subdividida, faz o elemento perder suas características. Esta partícula é chamada átomo.
Assim, cada elemento se caracteriza por ter uma estrutura atômica própria.
A formação de um composto ocorre de maneira organizada. Cada elemento contribui com um determinado número de átomos para formar uma partícula maior, chamada molécula, que caracteriza o composto. Portanto, de forma similar ao átomo do elemento, a molécula é a menor porção possível de um composto. Se subdividida, ele perde suas características.
O átomo, por sua vez, é formado por três as partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons (na realidade existem mais).
Os prótons estão sempre presentes no núcleo e têm carga elétrica positiva.
Os nêutrons podem estar ou não presentes no núcleo e não têm carga elétrica. Sua massa é próxima da do próton.
Os elétrons estão sempre nas órbitas e têm carga elétrica negativa, mas de magnitude igual à do próton. Sua massa é cerca de 1/1840 da massa do próton. O número de prótons no