Apostila Demonstrações Contábeis
As Demonstrações Contábeis consistem nos relatórios, cujo propósito, reside no atendimento das necessidades informacionais de usuários externos que não possuem acesso a relatórios especificamente planejados para atender às suas necessidades peculiares. (CPC, 2013) Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, através da sua norma CPC 26, as demonstrações contábeis “são uma representação estruturada da posição patrimonial e financeira e do desempenho da entidade”. (CPC, 2013) Ainda segundo o CPC (2013), consiste nos objetivos das demonstrações contábeis como sendo:
“o de proporcionar informação acerca da posição patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos de caixa da entidade que seja útil a um grande número de usuários em suas avaliações e tomada de decisões econômicas. As demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração, em face de seus deveres e responsabilidades na gestão diligente dos recursos que lhe foram confiados. Para satisfazer a esse objetivo, as demonstrações contábeis proporcionam informação da entidade acerca do seguinte:
(a) ativos;
(b) passivos;
(c) patrimônio líquido;
(d) receitas e despesas, incluindo ganhos e perdas;
(e) alterações no capital próprio mediante integralizações dos proprietários e distribuições a eles;
(f) fluxos de caixa.” As demonstrações contábeis deverão ser apresentadas de forma apropriada e em conformidade com as práticas contábeis brasileiras, assim alguns pressupostos qualitativos devem ser observados para a elaboração das demonstrações, sendo eles:
Continuidade: para a elaboração das demonstrações contábeis, a administração deve fazer a avaliação da capacidade da entidade continuar em operação no futuro previsível. As demonstrações contábeis devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou ainda não possua uma alternativa realista senão a