Estudo de Caso Mandic
Professor: Caio Ramalho
Alunos: Olivia Cambier, Fabio Balassiano e Henrique Delgado A) Descreva os elementos centrais em um processo de descoberta e desenvolvimento de oportunidades pelo empreendedor Mandic.
Aleksander Mandic, apesar da sua modesta educação, se tornou um dos grandes empreendedores do Brasil. Nascido em família humilde, Aleksander Mandic sem nem fazer faculdade, estudou em escola técnica e se formou eletricista. Ele foi trabalhar na Siemens do Brasil e em alguns anos, se viu supervisionando 50 engenheiros em 1993. Em 89 visitou uma empresa de engenharia europeia que controlava um sistema de rede de dados, e acreditando que poderia beneficiar a Siemens, a Siemens recusou o projeto pois não havia dinheiro suficiente para fazer o investimento. Manic então criou uma estação para um sistema de quatro avisos (Bulletin Board System – BBS) como hobby, e alguns amigos utilizavam esse sistema por um valor de $8 somente para cobrir os seus custos. Aos poucos, ele foi crescendo, e em 93 ele já contava com 400 assinantes que foi quando ele resolveu sair da Siemens para se dedicar totalmente a empresa Mandic BBS. A partir desse momento, o crescimento foi muito rápido. E foi assim que em 95 a GP comprou parte da participação de Mandic. Nesse momento, a concorrência no Brasil começou a aumentar e a Mandic BBS não era a única provedora de Internet, tendo que concorrer com grandes investidores em Marketing. A GP ajudou a Mandic em termos de Marketing, controle e investimento, e enquanto isso, o Mandic pode continuar como CEO e continuou participando muito ativamente da empresa.
Resumindo, para o empreendedor Mandic, o elemento central no processo de descoberta e desenvolvimento de oportunidades foi a idéia inicial dele e não ter desistido dela (apesar de ter recebido um “não” da Siemens, ele desenvolveu a idéia como um hobby pessoal dele). Foi importante também ter vendido parte da empresa para os investidores GP, pois isso impulsionou a