Apostila de tcc
Este projeto consiste em uma montagem de circuito de cerca eletrificada com alarme. O alarme deve disparar quando houver rompimento ou aterramento dos fios que constituem a rede de proteção do sistema. Aparelhos comerciais são caros e este projeto tem todas as funções dos mesmos com um custo menor. Este circuito é formado basicamente por dois CIs (circuito integrado) 555. O primeiro é U1 e os componentes à sua volta fazem-no oscilar em alta freqüência para produzir os pulsos do primário de uma bobina de ignição de carro, gerando assim a alta tensão. A alta tensão é aplicada à cerca, e retornando ao circuito, informa que não houve rompimento desta.
O segundo CI (circuito integrado) controla o primeiro, operando numa baixa freqüência, para que não haja alta tensão continuamente, mas sim umas 2 a 3 vezes a cada segundo. TP1(temporizador) ajusta a alta tensão e TP2 (temporizador) ajusta os pulsos, o que pode ser monitorado pelo LED amarelo. PB1(push bottom) resseta o sistema em caso do disparo do alarme. Nesse caso, a alta tensão é interrompida. A sirene é do tipo de alta potência com oscilador interno.
2- Cerca Elétrica
Apresentamos uma interessante cerca elétrica que utiliza apenas 2 Circuitos integrados e serve como proteção contra invasores em residências ou em comércios. O circuito possui uma altíssima tensão que é gerada por uma bobina de carro e a mesma pode gerar uma tensão equivalente a 15 mil volts (15 KV), conforme pode ser vista no circuito abaixo.
[pic]
Figura 1 – Esquema cerca eletrificada
3-FUNCIONAMENTO GERAL
O transformador do circuito regula a tensão 110V em 16 V