apostila de rede ASI
FENÔMENOS DE TRASNPORTE 2 Prof: Ribeiro 06/2011
Senhores alunos,
As anotações de aulas, cuja cópia forneço a vocês, foi trabalho de pesquisa a diversos livros e autores sobre Transferência de calor e também a internet.
A digitação do trabalho foi feita por alunos de turmas anteriores e existem falhas, que solicitamos sua correção, para que as futuras turmas tenham um trabalho de melhor qualidade.
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
As manifestações do calor ou da energia térmica são várias na natureza. Assim o estudo da manifestação do calor à baixas temperaturas implica em leis diferentes para seu estudo em altas temperaturas. Para os propósitos da engenharia basta estudar alguns dos fenômenos envolvidos. Para substâncias puras, em estado sólido, os átomos ou moléculas estão bastante próximos, conferindo sua rigidez. No estado líquido a energia térmica está presente de tal forma a afastar as moléculas, sendo perdida a rigidez. No estado gasoso a energia térmica adicional propicia a completa separação dos átomos ou moléculas, de tal forma que possam se deslocar em qualquer direção em um espaço confinado. Sabemos também que sempre que ocorre transição de fase, fora da região crítica, uma grande quantidade de energia esta envolvida. Para uma mesma substância, em suas diferentes fases, as propriedades térmicas variam bastante. Por exemplo, o calor específico por unidade de massa é muito baixo para sólidos, maior para líquidos e tem valor intermediário para os gases. Devemos observar ainda que para um corpo que absorve calor, devemos distinguir entre calor sensível e calor latente. Deve-se ainda considerar que uma fonte de calor pode ter tal excitação térmica que emite uma grande quantidade de radiação térmica, cada tipo de mudança tem sua própria peculiaridade.
MODOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR