apostila de português
PARTE II
EXERCÍCIOS EXTRAS
Prof. Agenor Costa www.concursosdeodontologia.com.br ABITEP – PORTUGUÊS__001 portugues@abitep.org.br Tel.: 11 3214 - 8949
PERÍODO - SIMPLES
1– O pronome se tem a mesma função nas frases abaixo? Explique.
Os recém-casados se amavam intensamente: os olhares que trocaram após a cerimônia anunciaram vivamente a dedicação de cada um ao seu consorte.
A matrona feriu-se ao tropeçar no tapete estendido na varanda.
Romualdo arrependeu-se de ter tocado no tema, especialmente diante de Marisa.
2– Leia o fragmento abaixo, do conto A cartomante de Machado de Assis. Depois, responda às perguntas.
“Separaram-se contentes, ele ainda mais que ela. Rita estava certa de ser amada; Camilo, não só o estava, mas via-a estremecer e arriscar-se por ele, correr às cartomantes, e, por mais que a repreendesse, não podia deixar de sentir-se lisonjeado. A casa do encontro era na antiga Rua dos Barbonos, onde morava uma comprovinciana de Rita.
Esta desceu pela Rua das Mangueiras na direção de Botafogo, onde residia; Camilo desceu pela da Guarda Velha, olhando de passagem para a casa da cartomante.”
O texto oferece condições para indicar, com precisão, o significado do pronome o na seguinte oração: “... não só o estava...”. Diga qual é esse significado. Explique qual defeito de estilo Machado de Assis evitou ao utilizar o pronome
o.
3– Qual é o sujeito de ser amada no texto. Explique.
Leia o texto abaixo para responder às questões 4 e 5.
Os cinco sentidos
Os sentidos são dispositivos para a interação com o mundo externo que têm por função receber informação necessária à sobrevivência. É necessário ver o que há em volta para poder evitar perigos. O tato ajuda a obter conhecimentos sobre como são os objetos. O olfato e o paladar ajudam a catalogar elementos que podem servir ou não como alimento. O movimento dos objetos gera ondas na atmosfera que são sentidas como sons.
As informações, baseadas em diferentes