Apostila de Pontes
Centro de Ciências Tecnológicas CCT - FUR
APOSTILA DE
PONTES
Prof. Perci Odebrecht - Blumenau 2002
Conceitos
1.
Conceitos Preliminares
1.1 Definições
PONTE: Estrutura em forma de obra de arte, que tem a função de dar continuidade de uma determinada via, quando esta encontra um obstáculo molhado (rio, estreito etc.).
VIADUTO: Obra de arte que permite a continuidade de uma via, quando transpõe um obstáculo seco, em nível inferior (vale, depressão).
ELEVADO: Obra que permite a continuidade de uma via, com elevação da estrutura, quando cruza um obstáculo em mesmo nível (outra via).
Ponte
Viaduto
Elevado
A estrutura de uma ponte é dividida, para seu estudo e projeto em superestrutura, mesoestrutura e infraestrutura.
SUPERESTRUTURA: Parte da ponte que recebe diretamente as cargas de uso normal e funcional, e é constituída pelos seguintes elementos: pista de rolamento (uso dos veículos), passeio (destinado aos pedestres), guarda-corpo (proteção pedestres em relação ao obstáculo), guarda-rodas, gradil ou barbacã (elemento de divisão da pista de rolamento com faixa de uso dos pedestres), resvestimento (pista de rolamento para acabamento), lajes centrais (entre vigas principais e secundárias), lajes em balanço ( além das vigas principais), vigas principais ou longarinas (sustentação principal), vigas secundárias ou transversinas (ligação das principais). MESOESTRUTURA: Estrutura intermediária, que recebe as cargas verticais e horizontais da super e a transmite para a infra-estrutura. Seus principais componentes são: aparelho de apoio (controla a transmissão dos esforços produzidos na super), pilares (simples ou compostos), vigas de ligação ou vigas travessas (de simples rigidez a transição), estruturas de contenção de solo (cortinas).
2
Conceitos
INFRA-ESTRUTURA: Compõe os elementos estruturais com a função de receber as cargas da super, através da meso e transmitir as mesmas à camadas resistentes do solo (rocha). Fazem parte