Apostila de planejamento estrategico
INTRODUÇÃO
Como Lidar com as Mudanças e Desafios dos Novos Tempos
Nos tempos atuais, em que grandes mudanças ocorrem rapidamente em todos os ambientes - local, nacional e internacional -, novas ondas, tendências e mesmo descontinuidades estão tirando o sono dos nossos dirigentes, executivos, gerentes e responsáveis por empresas e organizações sem fins lucrativos. Fala-se muito de temas aparentemente novos, tais como planejamento estratégico, administração estratégica, ameaças estratégicas, alianças estratégicas e ações estratégicas. Mas, trocando em miúdos, como se poderia resumir, para não iniciados em administração, esses novos conceitos?
Talvez começando por descrever a Gestão Estratégica como um processo de transformação organizacional voltado para o futuro, liderado, conduzido e executado pela mais alta administração da entidade.
Esse processo deve ser levado a efeito sistematicamente envolvendo, de forma integrada e harmônica, dirigentes, superintendentes, gerentes e supervisores, e tem como objetivo principal assegurar o crescimento, a continuidade e a sobrevivência da entidade no longo prazo.
Essas transformações estratégicas, inevitáveis, devem ser realizadas por meio da contínua adequação das estratégias da entidade, da sua capacitação e da sua estrutura e infraestrutura física e logística, como conseqüência das mudanças, tendências e descontinuidades observadas ou previsíveis no ambiente externo.
O processo de Gestão Estratégica passa, primeiro, por uma fase de diagnóstico, em que se procura detectar possíveis lacunas ou deficiências que, se não supridas ou corrigidas a tempo, podem comprometer o sucesso futuro da organização.
Aplica-se um exercício de reflexão estratégica, com a participação dos dirigentes e pessoas-chave da instituição, em que se formulam, em conjunto, respostas a questões como:
Quais são as principais oportunidades e ameaças, atuais e futuras, para a nossa