Apostila De Instrumento Calor 1
AVALIAÇÃO DO CALOR
1- INSTRUMENTOS PARA MEDIÇÃO
1.1 INTRODUÇÃO
Várias são as atividades profissionais que, em função de sua natureza e condições ambientais em que são realizadas expõem os trabalhadores a temperaturas hostis ao seu organismo. Por este motivo, diversos procedimentos são adotados no sentido de oferecer ao trabalhador ambientes com um mínimo de conforto térmico, por meio de técnicas de controle ambiental e pessoal.
O calor representa, junto com o ruído, um dos mais nocivos sub-produtos indesejáveis da era industrializada, encontrando-se bem difundido em indústrias que geram calor artificial em seu processo produtivo, predominantemente o calor de radiação, como: a siderúrgica, a de fabricação de vidro, olarias, fundições, têxtil, cimento e outras.
Está presente, ainda, em atividades executadas ao a céu aberto, como os trabalhadores rurais e da construção civil.
1.2- TERMINOLOGIA
1.2.1- CICLO DE TRABALHO- Conjunto das atividades realizadas numa seqüência definida e que se repete de forma contínua no decorrer da jornada de trabalho.
1.2.2- POSTO DE TRABALHO- Todo e qualquer local onde o trabalhador permanece durante o ciclo de trabalho.
1.2.3- SITUAÇÃO TÉRMICA- Cada parte do ciclo de trabalho, onde as condições ambientais são mantidas constantes, de forma que os parâmetros a serem estabelecidos permaneçam inalterados.
1.2.4-SOBRECARGA TÉRMICA- É a quantidade de energia que o organismo deve dissipar para atingir o equilíbrio térmico.
1.2.5-CONFORTO TÉRMICO- Por ser um conceito subjetivo, depende da sensibilidade das pessoas, grupos étnicos, situação geográfica, aspectos climático, hábitos individuais e alimentação.
1.2.6- LIMITE DE TOLERÂNCIA- Representa as condições sob as quais se acredita que a maioria dos trabalhadores possa ficar continuamente exposta, diariamente, sem sofrer efeitos adversos à sua saúde. A NR15 estabelece os índices aceitáveis para os quais se acredita que a intensidade do agente relacionada ao tempo de exposição não causará
dano