Apostila De Gram Tica Completa
O homem é um ser social: ele necessita estar em constante comunicação com seu semelhante. Essa comunicação ocorre através de um processo, no qual estão sempre envolvidos alguns elementos.
Elementos envolvidos no ato da comunicação:
Emissor : é o que emite a mensagem;
Receptor: é o que recebe a mensagem;
Mensagem: é o conteúdo transmitido pelo emissor;
Código: é o conjunto organizado de signos utilizados na transmissão e recepção da mensagem;
Referente: é o conjunto de informações que compõem a mensagem;
Canal: é o que meio pelo qual circula a mensagem.
Como todo ato de comunicação, a verbal também depende de um contexto que possibilite a verbalização: o emissor verbaliza pensamentos, emoções e fatos criados ou sugeridos por uma determinada situação.
Ao ser verbalizada, a mensagem revela funções e estas variam de acordo com o que o emissor pretende comunicar.
FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA
Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no emissor, revelando sua emoção, sua opinião. É a linguagem dos livros autobiográficos, de memórias, de poesias líricas, de bilhetes e cartas de amor. Subjetiva, nela prevalecem a 1ᵃ pessoa do singular, interjeições e exclamações.
“Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei. a jura secreta que não fiz. a briga de amor que não causei“.
(Abel Silva)
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA
Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no referente, quando o emissor procura oferecer informações sobre o ambiente. É a linguagem das notícias de jornal, dos livros científicos. Objetiva, direta e denotativa, nela prevalece a 3ª pessoa do singular.
Chuva ácida afeta regiões do mundo
“Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não trazem mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e com ele libera a cada ano