Apostila de estágio
ETEC de Carapicuíba
PROGRAMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA ESTUDANTES
Em qualquer modalidade cursada, o aluno cumpre na escola, dois períodos distintos durante sua formação educacional. O primeiro constitui o período de formação humanística e formação técnica escolar, quando se desenvolvem os conhecimentos que o tornam cidadão consciente e o adaptam à vida na sua globalidade. O segundo visa à profissionalização adaptando-o especificamente ao meio do trabalho, desenvolvendo suas aptidões profissionais, tornando-o capaz de enfrentar com segurança os problemas técnicos que lhe serão confiados no exercício de suas funções.
ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES
Na fase de formação, é natural que lhes falte autoconfiança, uma vez que no ambiente da escola onde, por mais que se pretenda reproduzir as condições reais de trabalho, nunca se atinge a finalidade, porque os alunos são sempre encarados como pessoas em formação e, por isto, cercados de toda orientação dos professores. Na vida profissional, enfrentarão natural concorrência e competição tendo como arma a própria iniciativa.
Somente após a conclusão de todo o currículo estarão os alunos de pose daqueles conhecimentos necessários para iniciar uma atuação profissional.
O estágio equivale a etapa do curso que capacita ao efetivo exercício da profissão.
A escola, neste momento, procura fornecer aos futuros técnicos todo apoio possível: pesquisa o mercado de trabalho, recebe pedidos de empresas, envia visitadores às indústrias da região, fornece instruções e informações, faz contato com órgãos oficiais e particulares e põe seus recursos à sua disposição com a finalidade de ajudá-lo.
O QUE É ESTÁGIO?
Consideram-se estágio as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas pela participação em situações reais de vida e de trabalho, realizadas junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a