Apostila de Biosseguran a
Conceito de “Biossegurança” significa (Vida +Segurança), ou seja, a vida livre de perigos.
Biossegurança, portanto é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino,desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Biossegurança é o conjunto de medidas que visam prevenir, minimizar ou neutralizar os riscos inerentes ao trabalho que possam comprometer a saúde dos homens, animais e meio ambiente.
Riscos Profissionais:
(Portaria do Ministério do Trabalho, MT nº3214, de 08/06/78)
Riscos Ergonômicos
Riscos Biológicos
Riscos Físicos
Riscos Químicos
Riscos Ergonômicos
Lesões Ligamentares
Tendinite de punho
Má Postura causando – Escoliose e Cifose, sobrecarga da coluna com compressão dos discos intervertebrais e conseqüentemente formação de Hérnias de disco.
Desenvolvimento de LER e DORT.
LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta freqüência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar.
Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a á LER, caracterizada a doença como em decorrência do trabalho, a equiparação entre LER e DORT depende do fato de se comprovar que o trabalho foi à causa da doença e não outro fator.
Prevenção
Promover instrumentos, materiais e móveis que atendem a legislação com características ergonomicamente e anatomicamente corretas aos profissionais.Tais como: macas, cadeiras, mesas com altura regulável.
Implantar educação ergonômica para evitar posturas críticas, mantendo a coluna reta durante o trabalho.
Instituir programa de ginástica