Apostila De Beneficiamento
MANIPULAÇÃO E BENEFICIAMENTO
ARTESANAL DO PESCADO
FELIPE PEIXOTO
SECRETÁRIO DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ABASTECIMENTO E PESCA
JOSE BONIFÁCIO FERREIRA NOVELLINO
DIRETOR-PRESIDENTE DA FIPERJ
AUGUSTO DA COSTA PEREIRA
DIRETOR DE PESQUISA E PRODUÇÃO
VALMIR MACHADO
DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
AUTORES
EXTENSIONISTAS
DIEGO DOS SANTOS RIBEIRO
IVE MUZITANO
JULIANA DE LIMA BRANDÃO GUIMARÃES
MARIA DALVA SILVA RIBAS PINTO
MARIA DE FÁTIMA MORAES VALENTIM
PESQUISADOR
FLAVIA ALINE ANDRADE CALIXTO
ILUSTRAÇÕES
FILIPI PEREIRA SOARES
APRESENTAÇÃO
A Fiperj atua na área de pesquisa, produção e extensão, tanto pesqueira quanto aquícola fluminense. No que se refere à extensão pesqueira e aquícola, a instituição realiza diferentes ações, dentre elas, a de ministrar cursos de capacitação, especialmente em beneficiamento do pescado, que consiste em transformar a carne de peixes e crustáceos, em produtos mais elaborados, como filé, “fishburguer”, “nuggets”, almôndega, linguiça e quibe.
A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro – Fiperj, instituição do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca - Sedrap, tem como missão promover o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura, gerando e difundindo informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor, em benefício da sociedade.
Sabe-se que as adoções de boas práticas de manipulação do pescado e as técnicas de aproveitamento de produtos de baixo valor comercial são de grande importância para evitar perdas, além de agregar valor ao produto. Nesse contexto, a apostila tem como objetivo apresentar informações básicas sobre as boas práticas em manipulação e beneficiamento artesanal de pescado.
2
INTRODUÇÃO
O pescado representa uma das mais importantes fontes de proteínas e minerais na alimentação humana. Além das proteínas e minerais, o pescado é também uma excelente fonte de