A possível descoberta da partícula que faltava no Universo
Juliane Hellmann Vatanabe
Resumo
Este artigo tratará da descoberta do possível bóson de Higgs – uma partícula responsável pelo campo de Higgs que dá massa as demais partículas, além da ligação dele com Deus. Essa partícula é extremamente importante para o Modelo Padrão da Física de Partículas, pois dá veracidade a essa teoria das forças, com exceção da gravidade, e das partículas fundamentais. Sua descoberta é a maior dos últimos 40 anos e as questões que carrega consigo garantem intrigantes pesquisas e fascinantes constatações.
Palavras-chave: Higgs, partícula, Universo
Abstract
This article will address the possible discovery of the Higgs boson - a particle responsible for the Higgs field gives mass to other particles, as well as his connection with God. This particle is extremely important for the Standard Model of particle physics, it gives truth to this theory forces except gravity, and of fundamental particles. His discovery is the largest in 40 years and the issue that carries guarantees intriguing and fascinating research findings.
Keywords: Higgs, particle, Universe
Compreender e explicar a composição de tudo o que existe é a ambição de milhares de cientistas. Isso implica investigar cada parte da matéria, principalmente, o comportamento e as diversas partículas que formam o átomo.
Depois de quase meio século de busca, a previsão do físico inglês Peter Higgs (1929), anunciada dia 4 de julho deste ano, mostrou-se uma realidade extremamente fugaz.
O bóson de Higgs, assim batizado pelos cientistas, é uma partícula menor que um átomo de hidrogênio, mas que guarda importantes mistérios sobre a origem da matéria e do Universo.
Essa descoberta só foi possível devido ao Grande Colisor de Hádrons (LHC) construído pela Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), situado na fronteira entre a França e a Suíça, a uma profundidade de 50 a 150 metros, tendo o túnel do LHC 27 quilômetros de extensão.