apostila de aulas pr ticas farmacot cnica 2015
2850 palavras
12 páginas
UNIPINHALAulas Práticas de farmacotécnica
Professora: Giamary Luciane Giampaolo
ALTERAÇÃO , CONSERVAÇÃO DE MEDICAMENTOS
Parte I - Proteção contra a oxidação. Estabilidade frente à ação conjugada do calor /oxidante e calor/pH. a) Dissolva 0,5g de bissulfito de sódio , 0,05g de tiosulfato de sódio e 0,10g de ureia em 40 ml de água destilada. Acrescente 2,4g de ácido ascórbico (vitamina C), solubilize, complete o volume para 60 ml de água destilada e filtre sobre papel. Transfira, respectivamente, 20 ml para 2 tubos de ensaio. Num deles, adicione 1,0 ml de peróxido de hidrogênio 10V (água oxigenada), agite. Tape os tubos com tampão de algodão. Verifique o que ocorreu.
Parte II - Proteção contra a ação do oxigênio do ar.
A) Dissolva 0,2g de sulfato ferroso em 10 ml de água destilada e transfira para 1 tubo de ensaio.
B) Dissolva a quente, 8,5g de sacarose em 10 ml de água destilada e resfrie. Nessa solução dissolva 0,2 g de sulfato ferroso e transfira para 1 tubo de ensaio.
C) Dissolva a quente, 6,0g de glicose em 10 ml de água destilada e resfrie. Nessa solução, dissolva 0,2g de sulfato ferroso e transfira para um tubo de ensaio. Após 24 horas observe as soluções e explique o que ocorreu.
Parte III- Estabilidade frente à luz.
Em 2 frascos incolores coloque 2 ml de nitrato de prata a 2% e adicione 2 ml de ácido clorídrico 1:3. Despreze o líquido sobrenadante. Proteja um dos frascos com papel alumínio e exponha o outro à ação da luz. Observe depois de algum tempo e explique o ocorrido.
Parte IV- Correção do Sabor Salgado Dissolver 0,25g de Cloreto de Sódio (substância com sabor salgado) em 20 ml de água destilada. Verificar o sabor. Adicionar 0,5g de ácido cítrico, 41,0g de sacarose e dissolver em aquecimento brando. Resfriar completamente e adicionar 1,0 ml de solução alcoólica de essência de morango a 5% e 2 gotas de corante vermelho. Completar o volume para 50 ml com água destilada e verificar novamente o