Circuitohorizontalcomotestar
636 palavras
3 páginas
CIRCUITO HORIZONTALOSCILADOR
VERIFICAR SE HÁ TENSÃO NO TRANSISTOR SAÍDA HORIZONTAL.
HÁ TENSÃO NO COLETOR?
SIM
NÃO
HÁ TENSÃO NO
COLETOR DO
TRANSISTOR
DRIVE?
NÃO
SIM
HÁ TENSÃO NO
OSCILADOR
HORIZONTAL?
TRABALHAR NA FONTE
NÃO
SIM
HÁ TENSÃO NO
OUT HORIZONTAL
VERIFICAR
RESISTOR E
REGULADOR DE
ALIMENTAÇÃO
NÃO
MEDIR RESISTOR
DE ALIMENTAÇÃO,
TRILHAS E SOLDA
FRIA.
VERIFICAR SE O
TRANSISTOR DRIVE
ESTÁ EM CURTO.
SUBSTITUIR CI OSCILIADOR
HORIZONTAL
VERIFICAR SE HÁ TENSÃO NO TRANSISTOR SAÍDA HORIZONTAL.
HÁ TENSÃO NO COLETOR?
SIM
NÃO
• Para trabalhar no circuito horizontal o primeiro passo a tomar e verificar as tensões.
Deve começar a medida de tensão no coletor do transistor saída horizontal, visto que esta tensão vem da fonte, se não houver a tensão no coletor do transistor saída horizontal, deve-se verificar se há trilha rompida ou solda fria nos terminais do flayback.
• Uma vez verificado as trilhas e soldas, retira-se o transistor saída horizontal e faz o teste no mesmo para saber se está em curto. Pode ser também que o flayback esteja em curto, isto é fácil de saber, porque o mesmo tende a aquecer rapidamente quando a
TV ou Monitor fica ligado por um pouco tempo.
• Quando se faz a retirada do saída horizontal e se o defeito estiver no circuito horizontal, a fonte volta a funcionar com a tensão normal.
• Se a tensão estiver presente no coletor do transistor saída horizontal, deve se medida a tensão no coletor do transistor Drive.
HÁ TENSÃO NO
COLETOR DO
TRANSISTOR
DRIVE?
SIM
NÃO
• Esta tensão normalmente ver da fonte, em alguns modelos existe um circuito regulador que é proveniente do flayback. Caso não haja tensão no coletor do transistor drive, verifique as trilhas desta tensão bem como o circuito regulador, lembrando que este circuito regulador e formado por um MOSFET ou
CI.
• O transistor Drive quando entra em curto, desvia a tensão para o terra fazendo o resistor de alimentação aquecer, deixando 0 (zero) volts no coletor.
Por isso é aconselhável