apostila curso escrita criativa
O que é um bom texto literário?
Responder a essa pergunta aparentemente simples requer uma vida toda. Sim, a humanidade há pelo menos 2 mil anos estuda a poética, a literatura, e não se pode explicar a fórmula do bom texto literário. E provavelmente nunca se poderá: isso é arte. Mas vamos desmembrar essa pergunta em duas e enfrentar uma questão de cada vez já agora:
O que é um bom texto?
Quantas vezes você já ouviu algum amigo ou parente dizendo: "adorei esse texto, você tem que ler!". Em geral, o que está por trás dessa afirmação é: "eu concordo com tudo o que ele escreveu, é um ótimo texto". Mesmo que, muitas vezes, não seja um texto realmente bem escrito.
Isso acontece porque um leigo confunde o texto com seu conteúdo. Tal confusão é normal entre pessoas leigas, mas não pode um profissional da língua (ou pelo menos um admirador da leitura e da escrita) ser tão ingênuo, é preciso olharmos para o texto em toda sua complexidade. Isso nos ajudará a entender por que alguns textos são bons (mesmo que se discorde do seu conteúdo), por que alguns textos permanecem para além de seu tempo e espaço, por que alguns textos emocionam, revoltam, fazem rir.
Antes de mais nada, é preciso levar em consideração 4 fatores antes de começar a escrever: objetivo, público, conteúdo e forma. Um está ligado ao outro, e a clareza e integração entre esses 4 elementos é essencial para o sucesso do texto.
e
Objetivo | por que eu quero escrever?
Se você está numa Oficina de Criação Literária, a primeira pergunta que você deve se fazer é "por que eu quero escrever literatura?". Essa pergunta, para você, será tão ou mais importante do que responder "o que é literatura", pois sua resposta irá definir o que você entende por literatura.
Vamos às hipóteses, todas elas aceitáveis (pense com sinceridade):
> Você quer escrever para extravasar seus sentimentos (dor, medo, angústia, saudade)? > Você quer escrever para ser lido por muita gente e ficar famoso?
> Você quer escrever para ser