Apostila Cultivo de Maracuj
Amanda Caroline Spilla Éras
Everton Pereira de Almeida Bogarim
Fáilan Moreira da Cruz
Luciana Soares de Souza
Rosane Pereira da Silva Cabreira
Como é a cultura do maracujá?
O maracujá é uma trepadeira originária da América Tropical, que pode atingir de 5 a 10 m de comprimento. Existem mais de 530 espécies de maracujá.
Quais as variedades de maracujá?
Maracujá-amarelo ou maracujá-azedo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg) – é a espécie mais cultivada e comercializada no Brasil, tanto para a indústria quanto para consumo in natura, pois sua polpa, de coloração amarelo-alaranjada, proporciona bom rendimento de suco, que é de boa aceitação no mercado. É um fruto rico em minerais e vitaminas, principalmente A e C. Possui ainda princípios ativos nas folhas que são usados como sedativo e antiespasmódico. Adapta-se muito bem aos dias quentes, apresenta frutos de tamanho maior, com peso entre 43 e 250g, maior produção por hectare e maior acidez total. A produtividade média é em torno de 12 a 15 t/ ha, havendo potencial para produção de 30 a 35 t/ha. Seu cultivo é indicado para regiões tropicais e subtropicais.
Maracujá-roxo (Passiflora edulis Sims) - é assim chamado, pois a casca dos frutos é verde antes da maturação, tornando-se púrpura à medida que este processo ocorre. É mais indicado para locais de maior altitude e climas mais frios. Seus frutos apresentam peso entre 50 e 130g, maior porcentagem de açúcares e maior teor de sólidos solúveis quando comparado com o maracujá-amarelo. Apresenta rendimento e qualidade de suco semelhante ao do maracujá-amarelo, com diferenças relativas ao teor de vitamina C que é maior, à acidez cítrica que é menor, o que representa suco mais doce. Tem potencial de produção de até 30-40 t/ha, e pode ser destinado para indústria, consumo in natura e exportação. É muito apreciado na Austrália e África do Sul.
Maracujá doce (Passiflora alata AIT) - tem a sua produção e comercialização