Linguagem de Programa o C
O que é a linguagem de programação C?
#include <stdio.h>
#define MAX 100 int main (int argc , char *argv[]) { int i; for ( i = 0 ; i < MAX ; i++ ) { printf("Este curso sera sobre a linguagem C!! \n"); }
}
#undef MAX
Programa que imprime o texto "Este curso será sobre a linguagem C!!" 100 vezes no console.
C é uma linguagem que alia características de linguagens de alto nível (como pascal e basic) e outras de baixo nível como assembly (linguagem de montagem para comandos específicos da máquina), logo, é frequentemente conhecida como uma linguagem de nível médio (ou intermediário) por permitir também facilidade de acesso ao hardware e facilitar a integração com comandos assembly.
Esta linguagem foi originada da linguagem de programação B (criada por Ken Thompson), que por sua vez foi originada da linguagem de programação BCPL (criada por Martin Richards). Pode ser interessante analisar essas linguagens para avaliar algumas características herdadas, mas isso não será feito neste curso.
O que isso quer dizer? Que C junta flexibilidade, praticidade e simplicidade. Adicionalmente, C permite liberdade total ao programador que é responsável por tudo que acontece, nada é imposto ou acontece simplesmente ao acaso, tudo é pensado pelo programador e isso significa um bom controle e objetividade em suas tarefas, o que muitas vezes não é conseguido em diversas outras linguagens.
C é uma "linguagem estruturada", ou seja, são linguagens que estruturam o programa em blocos para resolver os problemas. Você divide um grande e complexo problema em um conjunto de problemas mais simples de serem resolvidos.
C é uma linguagem compilada e utiliza de um compilador C para ser executado, ao contrário de outras linguagens que utilizam de um interpretador para tal (como o prolog ou o Java Bytecode). Na concepção da linguagem é que se decide se ela vai ser compilada ou interpretada, pois todas as linguagens têm seu objetivo a cumprir (como