APOSTILA CONT CUSTOS
Juarez
1
UNIDADE I - INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE DE CUSTOS
I - OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS - A finalidade básica da
Contabilidade de Custos é determinar o custo de fabricação de um produto. Os sistemas de Contabilidade de Custos fornecem muitos tipos de informações. Podemos determinar não apenas o custo unitário do produto, mas também o custo por departamento ou processo de todas as fases da fabricação.
II - PROCESSO FABRIL - Envolve a transformação das matérias primas em produtos acabados, utilizando-se para isso, da mão de obra e de vários custos indiretos de fabricação. No momento em que os produtos estiverem prontos para a venda, a organização fabril encontra basicamente os mesmos problemas de uma empresa comercial. Para a empresa comercial, o custo das mercadorias vendidas é calculado da seguinte maneira: CMV = Estoque Inicial (Mercadorias) + Compras
(Mercadorias) - Estoque Final (Mercadorias).
Para a empresa industrial o custo dos produtos vendidos é calculado da seguinte maneira: CPV = Estoque Inicial (Produtos Acabados) + Custo dos Produtos Fabricados Estoque Final (Produtos Acabados).
III - USO DOS DADOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS - Os dados fornecidos pela Contabilidade de Custos são básicos para algumas decisões:
I - DECISÕES DE MARKETING: a - determinação do preço de venda de uma unidade; b - enfrentar a concorrência; c - proposta para concorrências.
II -CUSTEIO DO PRODUTO: a - determinação de lucro; b - avaliação de estoques: Preço Médio, PEPS, UEPS.
III-PLANEJAMENTO E CONTROLE: Planejar o futuro e controlar as operações da empresa. IV- ELEMENTOS DO CUSTO - Os custos de fabricação ou de produção são constituídos de três elementos básicos: Matérias Primas, Mão de Obra Direta e
Custos Indiretos de Fabricação.
1 - MATÉRIAS PRIMAS - Integram o produto em fabricação e são essenciais. Ex: a borracha na fabricação de pneus.
FIG – UNIMESP - CONTABILIDADE DE CUSTOS - 17/08/14 – Prof.
Juarez