Apostila cobol
Prof. Lúcio Andrade Resumo de Linguagem COBOL
INTRODUÇÃO A palavra COBOL é a abreviação de Commom Busines Oriented Language. Esta é uma linguagem de computador orientada para negócios. As regras que comandam o uso da linguagem a fazem aplicável a problemas comerciais. Criada em 1959, tem passado por grandes e constantes aperfeiçoamentos, inclusive com versões WINDOWS. Todas as instruções são codificadas em inglês, em vez de códigos complexos. São programas mais extensos, porém mais claros e de mais rápidos entendimento e assimilação, não só da linguagem como dos programas escritos nela.
AS DIVISÕES Todo programa COBOL consiste, obrigatoriamente, em 4 divisões separadas. Cada divisão é escrita em inglês, para diminuir o esforço e facilitar a compreensão do programa por pessoas alheias ao processamento de dados. Cada uma das 4 divisões tem funções específicas.
1. A IDENTIFICATION DIVISION serve para identificar o programa no computador e também proporciona informações documentais que são de suma importância para pessoas que não entendem nada de processamento e queiram analisar superficialmente o programa. 2. A ENVIRONMENT DIVISION descreve o computador e os periféricos que serão utilizados pelo programa. 3. A DATA DIVISION descreve os arquivos de entrada e saída que serão processados pelo programa, especificando seus formatos. Também define as áreas de trabalho e constantes necessárias para o processamento dos dados. 4. A PROCEDURE DIVISION contém as instruções e o curso lógico e necessário para chegar-se ao resultado final. As divisões devem sempre aparecer nesta ordem, dentro de um programa. As divisões podem ser divididas em seções (SECTIONS) e estas em parágrafos. Todas as outras instruções do programa são consideradas declarações COBOL.
REGRAS BÁSICAS Os nomes de divisões, seções e parágrafos devem ser codificados na margem A (coluna 8). Todas as outras declarações são codificadas na margem B (coluna 12). Cada declaração termina com