Apostila Paradigmas
Programação
José Corrêa Viana
jcorrea@unipam.edu.br jcorreavian@hotmail.com twitter.com/rhuodox facebook.com/ jcorreaviana
Patos de Minas, 2014.
O que você encontrará aqui
O objetivo dessa apostila é auxiliar no processo de aprendizado e fixação dos conteúdos vistos em sala de aula. Essa apostila abordará conceitos sobre:
Linguagens regulares;
Paradigma Imperativo;
Paradigma Lógico Funcional;
Paradigma Orientado a Objeto.
Qualquer dúvida e/ou sugestões para adicionar valor a este material, basta entrar em contato nos meios de comunicação disponibilizados na primeira página dessa apostila.
Primeiros Conceitos
Acredito que a primeira pergunta que surge em nossa mente quando iniciamos um novo estudo é saber por que estamos fazendo isso correto?
Então talvez a melhor candidata como primeira pergunta dessa disciplina seja: “O que é Paradigma de Programação?”. Espero ter acertado que essa seja sua pergunta ou que seja ao menos algo semelhante. Mas vamos começar por ela.
Pois bem. Paradigma de Programação nada mais é do que a estrutura ou a maneira que um programa será executado. Através de um exemplo fica mais fácil, correto?! :
O que diferencia as linguagens Java ou C# das linguagens COBOL ou
Pascal partindo da visão essencial de cada uma?
Java e C# São linguagens de programação ORIENTADAS A OBJETO, ou seja, o programador deve ter a capacidade de abstrair que uma linguagem com essa característica trabalha através da interação de objetos, correto?!
As linguagens COBOL e Pascal são linguagens onde o programador deve entender que o programa será executado como uma pilha de funções executadas de maneira sequencial, ou seja, PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL.
Se fizermos uma analogia com Engenharia de Software, existem diversas metodologias que possuem suas particularidades correto? As metodologias ágeis – Scrum, XP, etc - se diferenciam das metodologias tradicionais –
Processo