Apostila Análise de Projetos
TURMA: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof. Flavio Feitosa da Silva
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO
Definições:
PLANTA: é o desenho do objeto visto na sua projeção sobre o plano horizontal.
PLANTA DO PAVIMENTO: é o corte horizontal feito acima do piso, a distância variável, a fim de mostrar no desenho, todos os componentes do pavimento, como paredes, vãos de portas e janelas, equipamentos fixos e móveis (opcionais), de modo a dar uma perfeita compreensão das divisões, circulação, iluminação e ventilação do pavimento.
ELEVAÇÃO / FACHADA: é o desenho do objeto visto na sua projeção sobre um plano vertical.
CORTES: são planos secantes verticais para mostrar partes internas do edifício, geralmente não são contínuos. PERSPECTIVA: é o desenho do objeto visto bi-dimensionalmente, isto é, em projeções sobre dois planos verticais ortogonais.
PÉ-DIREITO: é a altura livre entre o piso e o teto de um compartimento.
ALINHAMENTO: é a linha projetada, marcada ou indicada pela Prefeitura Municipal, para fixar o limite do lote do terreno em relação ao logradouro público.
RECUO: é a distância da construção a divisa considerada (recuo de frente, recuo de fundo e recuos laterais direito e esquerdo ou como costuma ser denominado “afastamento lateral direito ou esquerdo”).
PROJETO ARQUITETÔNICO: é a solução de um problema de edificação, equacionando com arte e técnica, os elementos fixos e variáveis existentes, visando a obtenção do objetivo desejado, determinado por um programa estabelecido.
• Elementos fixos: terrenos / programa / verba / exigências institucionais.
• Elementos variáveis: programa / partido arquitetônico / funcionabilidade / estética / volumetria.
NIVEL: o sinal gráfico da indicação de nível pode ser:
0.00 • um círculo dividido em quatro setores iguais (quadrantes), com cheios e vazios alternados, comumente usado em plantas
0.00 • um triângulo com um vértice apontando a indicação do nível de