Apostila 7
De
Geografia
Nome: Thierry Atson de Sousa Paiva Pedro Lucas Cavalcante Pedro Eduardo Silva Pontes
Capitulo 1 - A Agropecuária No Mundo
A partir da década de 60, o período conhecido como Revolução Verde, caracterizou-se pelo aumento do controle humano sobre os processos naturais e pelo domínio cada vez maior de técnicas que permitiram grande incremento da produção agrícola.
A Agricultura da Plantation foi introduzida pelos Europeus a partir do século XVI e é praticada ate hoje em terras da África, na América Latina e na Ásia Meridional.
As nações industrializadas apresentam alto grau de urbanização e agropecuária ocupa uma pequena parcela de mão-de-obra. A maior parte dos países subdesenvolvidos não industrializados possui baixos índices de urbanização. Outra parte conta com intensa urbanização em virtude do elevado êxodo rural, que se deve, entre outros fatores, ao baixo padrão de vida no campo.
Nos casos da África e da Ásia, grande parte da população economicamente ativa continua empregada no setor primário, embora esses continentes sejam os que mais apresentam problemas de fome e de subnutrição. Neles, a população rural ultrapassa a média de 62%, chegando a representar mais de 80% da população total em muitos países, como Burkina Faso, Burundi, Etiópia, Ruanda, Malavi, e Uganda, na África, e Butão, Nepal, Camboja e Laos.
Agropecuária: Maiores Produtores
Arroz: China - 30,5 / Índia - 21,3
Milho: EUA - 37,9 / China - 20,6 / Brasil 5,8
Batata: China - 21,6 / Rússia - 10,3
Cacau: Costa do Marfim - 35,5 / Gana - 13,5
Café: Brasil - 32,4 / Vietnã - 9,3
Cana-de-açúcar: Brasil - 15,9 / Índia - 13,5
Soja: Estados Unidos - 40,6 / Brasil - 23,2
Trigo: China - 15,5 / Índia - 12,4
Bovino: Índia - 16,0 / Brasil - 12,8
A agricultura nos países subdesenvolvidos
Os sistemas agrícolas, nativos, asiático, africano e latino-americano,