APOSTILA DO ALUNO DE TRAFO VERS O 7
INSTITUTO POLITÉCNICO
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CAMPUS SULACAP
DISCIPLINA
MÁQUINAS ELÉTRICAS
TRANSFORMADORES
FIGURA 1 – Transformador de baixa potência
CARACTERÍSTICAS DE UM TRANSFORMADOR IDEAL
O transformador básico é formado por duas bobinas isoladas eletricamente e enroladas em torno de um núcleo comum (Fig. 2). Para se transferir a energia elétrica de uma bobina para a outra usa-se o acoplamento magnético. A bobina que recebe a energia de uma fonte ca é chamada de primário. A bobina que fornece energia para uma carga ca é chamada de secundário. O núcleo dos transformadores usados em baixa freqüência é feito geralmente de material magnético, comumente se usa aço laminado. Os núcleos dos transformadores usados em altas freqüências são feitos de ferro em pó e cerâmica ou de materiais não magnéticos. Algumas bobinas são simplesmente enroladas em tomo de fôrmas ocas não magnéticas como por exemplo papelão ou plástico, de modo que o material que forma o núcleo na verdade é o ar.
Se assumir que um transformador funcione sob condições ideais ou perfeitas, a transferência de energia de uma tensão para outra se faz sem nenhuma perda.
A capacidade do transformador é dada em quilovolt-ampères. Como a potência num circuito ca depende do fator de potência da carga e da corrente que passa pela carga, uma especificação de saída em quilowatts deve se referir ao fator de potência.
Exemplo - Qual a saída em quilowatts de um transformador de 5 kVA 2.400/120 V que alimenta a carga nominal com os seguintes fatores de potência: (a) 100 por cento, (b) 80 por cento, e (c) 40 por cento? Qual a corrente de saída especificada para o transformador?
Como a corrente especificada é determinada através da especificação da quilovolt-amperagem, a corrente com carga máxima de 41,7 A é fornecida pelo transformador para