apostila 7 perspectiva iso paralelos e obliquos
COORDENAÇÃO TÉCNICA DE ELETRÔNICA
PROFESSORES: LUÍS HENRIQUE E SEBASTIÃO SANT’ANNA
PERSPECTIVA ISOMÉTRICA DE MODELOS COM ELEMENTOS PARALELOS E OBLÍQUOS
Observe o modelo a seguir:
Trata-se de um prisma retangular com um elemento paralelo: o rebaixo.
O rebaixo é um elemento paralelo porque suas linhas são paralelas aos eixos isométricos: a e d são paralelas ao eixo y; b, e e g são paralelas ao eixo x; c e f são paralelas ao eixo z.
Analisando os modelos abaixo notamos que apenas os dois primeiros apresentam elementos paralelos, apresentando o último elementos obliquos.
PERSPECTIVA ISOMÉTRICA DE ELEMENTOS PARALELOS
A forma do prisma com elementos paralelos deriva do prisma retangular. Por isso, o traçado da perspectiva do prisma com elementos paralelos parte da perspectiva do prisma retangular ou prisma auxiliar.
Para facilitar o estudo, este traçado também será apresentado em cinco fases. Mas lembre-se de que, na prática, toda a seqüência de fases ocorre sobre o mesmo desenho. O traçado das cinco fases será baseado no modelo prismático indicado a seguir:
Prisma com rebaixo: c = comprimento l = largura h = altura
1ª fase - Esboce a perspectiva isométrica do prisma auxiliar utilizando as medidas aproximadas do comprimento, largura e altura do prisma com rebaixo. Um lembrete: aproveite o reticulado da direita para praticar. 2ª fase - Na face da frente, marque o comprimento e a profundidade do rebaixo e trace as linhas isométricas que o determinam.
3ª fase - Trace as linhas isométricas que determinam a largura do rebaixo.
4ª fase - Complete o traçado do rebaixo.
5ª fase (conclusão) - Finalmente, apague as linhas de construção e reforce os contornos.
Este exercício o ajudará a fixar as fases do traçado da perspectiva de modelos com elementos paralelos. Tente esboçar sozinho a perspectiva isométrica do prisma com dois rebaixos paralelos representado a seguir.
PERSPECTIVA ISOMÉTRICA DE ELEMENTOS OBLÍQUOS
Os modelos