Apostila 1º ensin medio
Aluno:
Número:
Série/Turma: 2° A /B / C/ D/ E / F /
Curso: IRD & SEC
Período: Manhã
Data: ____/_____/2014.
Prof. Wilton
Sociologia
SOCIOLOGIA DO TRABALHO
SEC & IRD
“Que quimera é, então, o homem? Que novidade, que monstro, que caos, que motivo de contradição, que prodígio! Juiz de todas as coisas, (...) glória e escória do Universo.”
Blaise Pascal (1623-1662)
A ATIVIDADE HUMANA: O TRABALHO
Pensar historicamente a questão do trabalho é pensar como essa atividade humana se desenvolveu e se organizou nas diferentes sociedades. Antes de se analisarem algumas situações e formas de trabalho, é necessário que se responda à pergunta: para que existe o trabalho? Ao procurar responder a essa questão, outra pergunta se impõe imediatamente: quem “inventou” o trabalho?
A primeira questão poder-se-ia responder, afirmando, o mais genericamente possível, que o trabalho existe para satisfazer as necessidades humanas, desde as mais simples, como as de alimento e de abrigo, até as mais complexas, como as de lazer e de crença; enfim, necessidades físicas e espirituais. Com relação ao momento em que se estruturou, podemos pensar no que o filósofo iluminista Jean - Jacques Rosseau 1712- 1778 disse em sua clássica obra, vejamos:
O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer ‘isto é meu’ e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: ‘Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém!’”.
(ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens.)
Ora, este processo descrito por Rousseau foi