Apostila 02 Tur
MBA EM EMPREENDIMENTOS
TURISTICOS
Prof. Arlindo O. Freitas
CONTABILIDADE FINANCEIRA, CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE GERENCIAL
CONTABILIDADE FINANCEIRA
De acordo com Horngren (HORNGREN, 2000, p. 2) a Contabilidade Financeira preocupa-se com apresentação de informações ao público externo da organização e dessa forma segue efetivamente os princípios contábeis geralmente aceitos. Com isso, continua o autor, as informações produzidas pela Contabilidade Financeira ficam restritas às regras impostas pelos princípios contábeis que limitam a classificação de certos itens no Balanço Patrimonial e o reconhecimento de receitas.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
A Contabilidade de Custos mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização. Ela fornece informação tanto para Contabilidade Gerencial quanto para Contabilidade Financeira.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Segundo Anthony (apud PADOVEZE, 2000, p. 29) a Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação útil à administração. As informações da Contabilidade Gerencial incluem , de acordo com Warren (WARREN, et. al., 2001, p. 3), dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócio integradas.
contabilidade financeira e contabilidade gerencial
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS CONTABILIDADES FINANCEIRA E GERENCIAL
CONTABILIDADE FINANCEIRA
CLIENTELA
Externa:
Acionistas,
autoridades tributárias.
PROPÓSITO
Reportar o desempenho passado às partes externas; contratos com proprietários e credores.
Informar decisões internas tomadas pelos funcionários e gerentes; feedback e controle sobre desempenho operacional; contratos com proprietários e credores.
Histórica, atrasada.
Atual, orientada para o futuro.
Regulamentada: dirigida por regras e princípios fundamentais da contabilidade e por autoridades governamentais. Desregulamentada: