Apontamentos de ces
← Século XVIII
• As desigualdades sociais passam a fazer parte da agenda politica e a serem discutidas pela opinião pública - Os primeiros corpos que se interessam por discutir esta questão pertencem às elites politicas. Estas elites a princípio encontravam-se ligadas aos grupos dominantes com poder económico. Contudo, elas democratizam-se ao longo do tempo, sobretudo devido ao papel da escola.
• As três revoluções ocorridas durante este século tiveram um grande impacto na visão do mundo. As justificações divinas começam a ser substituídas por explicações científicas. As desigualdades começam a ser vistas como o resultado da desigual distribuição dos bens sociais e não como o produto de uma organização divina. - Efeitos políticos da revolução francesa * Instituiu o poder da lei e o poder dos direitos do cidadão face à lei * Constituiu a figura do cidadão * Constituiu a politica representativa, onde existem corpos políticos nos quais delegamos a nossa representação * Instituiu a soberania geral, sendo soberano aquele que elege * Acentua o individualismo, associando-o a uma comunidade universal * Secularizou as relações familiares: permitiu-se o divórcio, transformou as relações entre géneros e gerações, o património familiar passa a ser distribuído igualmente por todos os filhos. * Redução do papel da família: a escola quebra os interesses particulares e familiares, arrancando os filhos de uma educação familiar, para uma escolar. Os professores representam os interesses do Estado e não dos pais * A alteração da propriedade, da família e da escola permitiu uma maior mobilidade de ideias, fomentada pela facilitação da mobilidade física.
← Definição de “classe”
• Etimologicamente significa a distribuição de características diferenciadas e individuais em grupos
• Os bens sociais que o Estado começa a reconhecer constitucionalmente como bens universais, estão desigualmente distribuídos. Na