Apontamentos Biologia
2012/2013
Biologia do Desenvolvimento e Evolução
Sexo, reprodução e desenvolvimento
Tipos de Reprodução
Sexuada: existe a união de gâmetas sendo que cada progenitor fornece metade do seu material genético
Vantagens
Maior variabilidade genética pois existe troca de material genético entre os progenitores; Assexuada: não existe a união de gâmetas e, geralmente, formam-se clones. Tal não acontece quando ocorrem mutações. O individuo para se reproduzir só precisa dele próprio.
Esta reprodução ocorre em plantas, bactérias e alguns peixes.
Desvantagens
Como há pouca variabilidade genética, caso se deêm alterações ambientais a espécie tem menos probabilidades de sobreviver (porque são todos iguais então nenhum resiste) A variabilidade apenas se deve a mutações
Vantagens
Os indivíduos podem reproduzir-se sozinhos. Ex: divisão/fissão binária – um organismo divide-se em dois geneticamente iguais.
1
Fissão Binária ou Bipartição
- É a divisão do individuo em dois, sendo que as células filhas ficam com o mesmo genoma da célula-mãe. - Comum em Archaea, Bactérias e muitos protozoários - As bactérias conseguem trocar material genético entre si através de canais.
Hermafroditismo
Ambos os sexos presentes (aparelhos reprodutores) e funcionais no mesmo indivíduo, sendo que alguns reproduzem-se por auto-fertilização.
Pode ser:
Simultâneo - Existe um comportamento feminino e um masculino executados pelo indivíduo, e ambos os sexos estão presentes. Ex: caracóis e peixes
Sequencial – Quando um individuo tem um sexo e depois por questão de idade, tamanho, etc., passa a ter outro sexo. Normalmente começa por ser normalmente macho e depois passa a fêmea Nota: Hermafroditismo é diferente de sexualidade intermédia (o que ocorre nos humanos). No hermafroditismo, ambos os sexos estão funcionais enquanto que na sexualidade intermédia os sexos não se encontram funcionais ao mesmo tempo.
Tipos de Fertilização
Externa: a
fertilização ocorre no exterior do