apologia de socrates banquete
Para Sócrates, a justiça é sinônimo de virtude e respeitá-la é uma virtude. Ele acreditava que a justiça estava no reino dos mortos, porque devia buscar a perfeição por meio dos deuses. O individuo ético era aquele que entendia o que ele dizia saber. Tanto Sócrates quanto Platão foram contra a arte.
2. Quais foram os motivos da acusação de Meleto, Anito e Licon a Sócrates?
Para Sócrates, o deus é que poderia ser sábio de verdade, ao dizer, no oráculo, que a sabedoria humana é de pouco ou nenhum preço. Com isso, procurou todos aqueles que diziam saber alguma coisa como, poetas trágicos, políticos e artífices. Sócrates passou a ser odiado por eles por dizer que pareciam ser sábios, ou julgavam-se sábios e na verdade não eram. Insurgiram então contra Sócrates Meleto (pelos poetas), Anito (pelos artífices) e Lícon (pelos oradores). Esses acusadores dizem que Sócrates comete crime corrompendo a juventude e não considerando como deuses aqueles em que o povo acredita, porém outras divindades novas.
3. Quais foram os argumentos de Sócrates contra a acusação de Meleto? Os argumentos podem ser considerados éticos ou morais?
Quando Meleto diz que “Sócrates comete crime, corrompendo a juventude”, este se defende dizendo que Meleto é quem comete crime, conduzindo com facilidade os homens ao tribunal, dissimulando ter cuidado e interesse por coisas em que de fato nunca pensou. Meleto afirma que todos os homens tornam os jovens melhores, exceto Sócrates. Fazendo uma analogia com os cavalos, observa-se que nem todos os homens os tornam melhores e só um corrompe, pelo contrário, um só é capaz de torná-los melhores, e bem poucos aqueles que entendem de cavalos. Com isso, Sócrates mostra que Meleto não se preocupa o suficiente com os jovens, revelando o desprezo por aquilo que acusa. O segundo argumento utilizado foi que não tornaria os jovens maus, pois correria o risco de receber danos, já que os maus fazem sempre