Apollo XIII
SUMÁRIO
1 Agência Espacial Norte-Americana – NASA;
1.1 Início da Corrida Espacial;
2 Economia dos Estados Unidos da América na época da criação das Apollos;
2.1 O programa Apollo e suas missões;
3 Identificação do filme Apollo 13;
3.1 Sinopse do Filme Apollo 13;
3.2 Análise critica do filme envolvendo as disciplinas de Liderança; Gerenciamento de Projetos; Economia e Mercado;
4 Referência.
1 AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA – NASA
Agência Espacial Norte-Americana (NASA), criada em 29 de junho de 1958, substituindo a NACA - Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica.
A NASA, filiada pelo Governo dos Estados Unidos da América, com sede em Washington, é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Sua missão é “fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial”. Em 01 de outubro de 1958 iniciou sua primeira operação e absorveu integralmente o antigo NACA, com seus 8.000 funcionários, tinha na época um orçamento anual de 100 milhões de dólares, três laboratórios de pesquisa (Langley Aeronautical Laboratory, Ames Aeronautical Laboratory e Lewis Flight Propulsion Laboratory) e outras duas pequenas instalações de teste.
A NASA foi a responsável pelo envio do homem à Lua, através do projeto Apollo e também por outros programas de pesquisa no espaço. À também programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajam até outros planetas.
A Agência Espacial Norte-Americana atualmente trabalha junto com a Agência Espacial Europeia, com a Agência Espacial Federal Russa, países da Ásia e outros mais de todo o mundo, para a criação da Estação Espacial Internacional.
A ciência da NASA busca a melhor compreensão da Terra através do Earth Obseving System, com a promoção da heliofísica, para a exploração do sistema solar com as missões robóticas, e na pesquisa astrofísica.
1.1