Apoio
Síntese do capitulo 5, apostila: Cadeia de Suprimentos; Projeto e Gestão.
• Efeito Chicote:
Trata-se do aumento na variação, á medida que sobem na cadeia suprimentos. Sendo que muitos fornecedores e varejistas ao observar que, ainda que a demanda do cliente por alguns produtos não varie muito, os níveis de estoque e pedidos em atraso flutuam consideravelmente na cadeia de suprimentos. Sabendo que as vendas em produtos no varejo são uniformes, a demanda não oscila de forma expressiva referente de um mês a outro. Já em relação aos pedidos dos fornecedores emitidos ás fábricas flutua muito mais do que as vendas no varejo.
A variação de pedidos emitidos pelo varejista é expressivamente maior do que a demanda do cliente, tendo o atacadista manter um estoque de segurança maior do que o varejista para atender ao mesmo nível de serviço que ele fornece. Para controlar o aumento na variação na cadeia de suprimentos, assim tendo mais “domínio” do Efeito Chicote, é necessário obter:
- previsão de demanda: aplicada em cada nível da cadeia de suprimentos, por meio da política de avaliação periódica, tendo atenção sobre o nível-base de estoque.
- lead time: uma pequena alteração nas estimativas da variação na demanda significa uma alteração no estoque de segurança e no estoque-base, assim levando a uma expressiva alteração na quantidade de pedidos.
- pedidos em lote: pode ter uma série de razões para a empresa adotar esse sistema, algumas alegam por custos fixos dos pedidos, mas sendo assim pode causar algumas semanas de grandes pedidos e algumas sem nenhum. As cotas trimestrais ou anuais, incentivos vistos em muitas empresas também podem resultar em pedidos grandiosos, mantendo certa freqüência.
- flutuação nos preço: se há flutuação nos preços os varejistas tentam fazer estoques quando os preços baixam. Sendo mais conhecida essa ação como Compra Antecipada onde, varejistas compram grandes quantidades nos períodos em que