Apoios
Apoios do primeiro grupo - são aqueles que restringem uma translação, e oferecem dois graus de liberdade. A linha de ação da força de reação e seu ponto de aplicação são conhecidos; apresenta uma incógnita, a intensidade da força reativa.
FIG.6.3 APOIOS DO PRIMEIRO GRUPO E REAÇÕES CORRESPONDENTES
APOIOS DO2º GRUPO – São aqueles que restringem o movimento de translação em qualquer direção, permitindo o movimento de rotação ou, em alguns casos impedindo o movimento de translação em uma direção bem como o movimento de rotação. No caso de total restrição ao movimento de translação, a intensidade e a direção da força de reação são desconhecidas, sendo conveniente, no diagrama de corpo livre, representar essas incógnitas pelas componentes retangulares da força, intervindo assim duas forças de direção conhecidas. Uma vez determinada essas componentes retangulares, conheceremos a intensidade direção e sentido da força de reação. Assim temos: e
FIG.6.4 APOIOS DO segundo GRUPO E REAÇÕES CORRESPONDENTES
APOIOS DO 3º GRUPO – são aqueles que restringem todos os movimentos, o de translação em qualquer direção no plano e o de rotação em torno de um eixo perpendicular ao plano da força. A intensidade, a direção e o ponto de aplicação da força de reação produzida por esse apoio são desconhecidos. Essas incógnitas são representadas pelas componentes retangulares da força e pelo binário M.
APOIOS DO terceiro GRUPO E REAÇÕES CORRESPONDENTES
VÍNCULOS E APOIOS ESPACIAIS