Aplicações mais importantes dos metais alcalinos
Lítio:
O metal é utilizado em baterias recarregáveis e solares e em ligas metálicas de baixa densidade. Compostos de lítio são utilizados em aparelhos para absorverem CO2, formando o carbonato de lítio e na composição de graxas de alta resistência a umidade e temperaturas elevadas. O Li2CO3 é utilizado como princípio ativo de medicamentos para controle de psicose maníaco-depressiva.
Sódio:
O sódio é aplicado na produção de ligas metálicas utilizadas para transferência de calor em reatores nucleares e em sínteses orgânicas. Já os seus sais, são empregados na fabricação de papeis, sabões e vidros. Além de ser empregados na industria petroquímica e como tempero para comidas (NaCl).
Potássio:
O potássio metálico é utilizado em reações orgânicas, como forte agente redutor. O KNO3 é utilizado em fertilizantes e explosivos. O KClO4 e o KClO3são utilizados em fogos de artifício como agentes oxidantes e que são, também, altamente explosivos e responsáveis pela coloração violeta. Uma liga metálica K-Na é utilizada em reatores nucleares, para transferência de calor. O KOH é utilizado para a produção de sabão. O isótopo K-40 é utilizado para realização de datação por decaimento radioativo.
Rubídio
O rubídio é utilizado na produção de semicondutores e células fotoelétricas. O RbOH é empregado em baterias de funcionamento à baixas temperaturas.
Césio
O césio é usado como componente de catalisador, em células fotoelétrica e em relógio atômico (possui precisão de 5 segundos em 300 anos). Um de seus isótopos é radioativo e utilizado como fonte de radiação gama e é utilizado no tratamento de câncer (bomba de césio, que foi agente no acidente em Goiânia, em 1987) e em dispositivo de medidor de nível para líquidos, utilizados na indústria de bebidas e para controle de nível de silos de grande porte para grãos e