Idades historicas
.
FASES OU PERÍODOS DA HISTÓRIA
Divisão da história da humanidade, em fases.
Se considerarmos que pode haver tantas divisões possíveis quanto houver pontos de vista culturais, etnográficos e ideológicos, não haverá como definir um único padrão de períodos.
Entretanto, algumas mudanças fundamentais na política, na tecnologia, nas ciências, nas artes e na filosofia são geralmente usadas como consenso para definir diferentes estágios históricos.
Abaixo, uma periodização comumente usada pela historiografia ocidental, baseada em grandes marcos de mudança de poder na geopolítica européia:
- PRÉ-HISTÓRIA - até 4000 a.C. (advento da escrita):
- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):
- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):
- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):
- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:
Pré-História
O que se convencionou como Pré-História, compõe 98% da vida do ser humano em terra e mar. Os outros 2% restantes, são a história propriamente dita. Esta divisão é convencional e tem caráter didático, pois as mudanças ocorridas de um período para outro se estenderam por um largo período de tempo, e de forma gradual, onde não existe rompimento abrupto, como visto nos livros didáticos, onde numa página se lê "fim da Idade Média" e na página seguinte "início da Idade Moderna".
Além disso, os modos de produção de um péríodo se misturam com o seguinte, ou com o anterior. Fatos históricos destacados, são tomados como marcos para separar as idades da história, delimitações, hoje, muito questionadas pelos professores e estudiosos. Por exemplo, uma nova era pode estar começando hoje, já ter começado ha alguns anos, ou vir a acontecer daqui a alguns anos?
Ninguém sabe responder a essa pergunta, na mesma proporção que não se pode ter