Aplicações do gesso
Na construção civil, o gesso é usado especialmente em revestimentos e decoração interior.Pode ser aplicado tanto como pasta obtida pelo amassamento do gesso com água, ou misturado com areia sob a forma de argamassa.
O revestimento de gesso é o recobrimento de superfícies (paredes e tetos), com a finalidade de eliminar as ondulações nas emendas das placas de gesso ou ate mesmo para dar acabamento em paredes e tetos de alvenaria. Podendo ser feito em ate três camadas. O revestimento com gesso é particularmente recomendado pra superfícies internas e secas, já que a umidade altera as características do gesso.
Pela sua plasticidade, as argamassas e as pastas de gesso são muito adequadas para o jateamento, permitindo a execução de revestimentos em larga escala e com acabamentos diversos.
O forro de gesso, além de decorar o ambiente, pode resolver os problemas de vigas aparentes e rebaixamentos de um modo geral. Suas características de resistência ao fogo, melhor isolamento termo-acústico, economia e rapidez na instalação, fazem com que o forro de gesso seja superior aos demais.
O uso do gesso na arquitetura de interiores poderá ter até duas funções, a decorativa com molduras, frisos, florões, iluminação embutida, revestimentos de coluna, aí não só pela sua função estética, mas também, muitas vezes, pela necessidade de se esconder uma tubulação hidro sanitária aparente no teto. E vale a pena saber também que o gesso, por sua maleabilidade, é material ideal para trabalhos meticulosos de restauração de peças antigas.
Drywall é o sistema utilizado na construção de paredes e forros. Assemelha-se a uma parede de alvenaria. É um sistema composto por chapas de gesso, parafusadas em perfis de aço galvanizado. Permite, também, a execução de revestimentos e de mobiliários integrados, assim como o acabamento de ambientes. Pode embutir instalações, rebaixar tetos e criar elementos decorativos. É também chamado de “Sistema de construção a seco”. Outra vantagem é