Aplicações da norma 12
Local
Fase de Utilização
12.1.1 Entende-se como fase de utilização a construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação edesmonte da máquina ou equipamento.
EPI’s e EPC’s
Área de Circulação e Armazenamento
12.8: Os espaços ao redor das máquinas e equipamentos devem ser adequados ao seu tipo e ao tipo de operação, de forma a prevenir a ocorrência deacidentes e doenças relacionados ao trabalho.
12.9: Os pisos dos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos e das áreas de circulação devem ter características de modo a prevenir riscos provenientes de graxas, óleos e outras substâncias e materiais que os tornem escorregadios;
12.10: As ferramentas utilizadas no processo produtivo devem ser organizadas e armazenadas ou dispostas em locais específicos para essa finalidade.
Sistema de Segurança
12.38: As zonas de perigo das máquinas e equipamentos devem possuir sistemas de segurança, caracterizados por proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança interligados, que garantam proteção à saúde e à integridade física dos trabalhadores.
Ergonomia
12.94: As máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos e mantidos com observância aos os seguintes aspectos: b) respeito às exigências posturais, cognitivas, movimentos e esforços físicos demandados pelos operadores;
Sinalização e Análise de Riscos
12.116: As máquinas e equipamentos, bem como as instalações em que se encontram, devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadorese terceiros sobre os riscos a que estão expostos, as instruções de operação e manutenção e outras informações necessárias para garantir a integridade física ea saúde dos trabalhadores.
12.130: Devem ser elaborados procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa, passo a passo, apartir da análise de risco.