aplicações da genética
Aluno: Emmanuel Torres
INTRODUÇÃO: O trabalho visa a apresentação de técnicas modernas aplicadas à genética, graças a descoberta de Gregor Mendel em 1886, que estabeleceu pela primeira vez os padrões de hereditariedade (experimento feito inicialmente com ervilhas).
APLICAÇÕES DA GENÉTICA:
Uma das mais importantes aplicações da genética é o melhoramento genético, que consiste em selecionar e aprimorar determinadas qualidades de uma espécie, tendo em vista sua utilização pela humanidade.
Exemplo:
Melhoramento genético animal:
1-O gado da raça Shorthorn , criado em certas regiões dos EUA, é um excelente produtor de carne, mas sensível a doenças transmitidas por insetos e carrapatos; além disso, é pouco resistente ao calor, sofrendo muito no verão 2-O gado da Zebu , raça de origem indiana muito resistente à parasitas e ao calor, mas que produz relativamente menos carne.
Após vários ciclos de cruzamentos entre Shorthorn e Zebu , sempre selecionando as características desejadas, desenvolveu-se uma população homogênea, que foi considerada uma nova raça, denominada Santa Gertrudes tem boa resistência a doenças infecciosas e grande tolerância ao calor, podendo viver em regiões onde o gado Shorthorn não sobreviveria.
Melhoramento genético vegetal:
Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta. Esses fragmentos contêm genes que codificam a produção de herbicidas. As plantas que receberam esses genes produzem as toxinas contra as pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Algumas são resistentes a certos agrotóxicos, pois em determinadas lavouras precisa-se exterminar outro