Aplicação e Modificação Química da Sílica Gel obtida de Areia
Introduçao
Este é um trabalho de conclusão da disciplina de Metodologia da pesquisa científica e tecnológica que depois de lidos cinco artigos e feitos cinco fichamentos tem por objetivo iniciar uma pequena revisão da literatura para futuramente desenvolver um projeto e até o trabalho de conclusão de curso(TCC). Tem como tema algumas doenças crônicas não transmissíveis(DCNT) como Hipertensão e Diabetes.
Dentre as doenças crônicas, a hipertensão e o Diabetes são as mais comuns. O tratamento dessas doenças exigem alterações de comportamento em relação à dieta, ingestão de medicamentos e o estilo de vida. Estas alterações podem comprometer a qualidade de vida, se não houver orientações adequadas quanto ao tratamento ou o reconhecimento da importância das complicações que decorrem destas patologias.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que constituem a principal causa de mortalidade da população brasileira.
As complicações resultantes do diagnóstico tardio da hipertensão ou da não adesão ao tratamento podem demandar em internações e custos hospitalares, constatados pelos dados apresentados no Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ministério da Saúde (MS), ou seja, 17,6% das internações estão relacionados com a hipertensão e doenças hipertensivas, o que corresponde a 5,9% dos recursos pagos pelo SUS.
“A primeira década do século XXI oferece um alto grau de sofisticação tecnológica ao monitoramento destas doenças. Portanto, para a garantia da QV, é importante investir na prevenção da hipertensão e do Diabetes mellitus, evitando agravos, hospitalização e conseqüentes gastos públicos.” (SMIRANZI; FERREIRA; IWAMOTO et al., 2008,p. 674 ).
“O SUS dispõe hoje de capacidade técnica para analisar a situação das DCNT, interpretar suas tendências, planejar e