Aplicação dos Conceitos de Produção Enxuta no Processo de Compras
Marcelo Belomé (UFRGS) – engqpucrs@yahoo.com.br
Resumo
Este artigo demonstra a aplicação dos conceitos da produção enxuta em uma área administrativa, mais especificamente a área de suprimentos e compras. O conceito de produção enxuta está sendo aplicado por uma demanda estratégica da empresa, visando um aumento de processos com maior valor agregado para o cliente. A metodologia utilizada é baseada em um estudo de caso de uma empresa multinacional do ramo da saúde contemplando atividades de gerenciamento de processos e Lean Enterprise.. A aplicação dessa metodologia permitiu uma comparação entre o processo atual, um processo tradicional de compras, e o novo processo, utilizando os conceitos citados acima. Dessa forma, foi possível analisar a diferença entre os processos. A partir do presente estudo, constatou-se a possível redução de tempo em processo de 63% ocasionados por esperas indevidas, redução de etapas que não agregam valor ao cliente oportunidades de negociações, padronizaçõe e reduções de estoques.
Palavras chave: produção enxuta, áreas administrativas, valor agregado.
1. Introdução
Nos últimos anos têm-se observado mudanças no ambiente competitivo que, têm impulsionado as empresas a buscar incessantemente melhor qualidade e produtividade. Otimizar processos produtivos existentes e desenvolver novos produtos, têm garantido o aumento da competitividade. Assim, a produção enxuta assume um papel importante com potencial para o aumento da produtividade e da redução de custos sem perda da qualidade.
A Filosofia de Produção Enxuta tem recebido muita atenção por pessoas das mais diversas áreas, deixando de ter aplicabilidade apenas no chão de fábrica. Ambientes mais administrativos como hospitais, bancos e seguradoras têm utilizado com muito sucesso os conceitos de produção enxuta. Com isso percebe-se que existe um grande potencial nas áreas administrativas como Compras,