APLICAÇÃO DE TEMPERATURAS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS
Adelmo Selhorst Junior
Bruno Felipe Rodrigues
Filipe Ricardo Ravache
Jailson Graciano de Souza
Willian Jack Novaski
RESUMO: O presente artigo apresenta uma análise de distribuição térmica realizada em uma placa bidimensional de cobre, onde foram determinados de forma estratégica quatros pontos específicos. Cada ponto foi submetido a uma exposição de altas temperaturas, visando avaliar e comparar os resultados obtidos através de um método matemático, computacional e experimental. Para validação deste artigo foram utilizadas diversas pesquisas realizadas por estudiosos da área; entre eles podemos destacar Santana (2002), Roque e Oliveira (2006). A metodologia se caracteriza como teórica experimental e operacional. Os resultados apontam que o processo teórico como o processo prático, quando utilizados juntos são indispensáveis para alcançar o sucesso nos resultados finais. PALAVRAS-CHAVE: Placas Bidimensionais, Transferência de calor, Processos Industriais.
1 INTRODUÇÃO
A condução térmica, tema basilar da engenharia mecânica ocupa lugar privilegiado ao reconhecer sua ampla utilidade em vários setores de fabricação de bens de utilidade industrial e doméstica. Tema este essencial desde os primórdios, aonde os seres humanos buscavam observar a natureza, procurando aprender alguma coisa com ela.
Assim, segundo Barroso (2010) devido a circunstancias das intempéries do clima, pelos rigorosos invernos perceberam que alguns animais resistem bem ao frio, pois eram revestidos por grandes camadas de gordura juntamente por uma grande quantidade de pêlos. Essas observações inspiraram o ser humano pré-histórico a usar peles de animais para se proteger do frio, dando inicio a uma das primeiras experiências humanas relacionada à transferência de calor e condução térmica.
Ao abordar o tema condução térmica dos materiais, transferência de calor entre outros, falamos de algumas questões de importância